segunda-feira, 11 de março de 2013

Pranchetas para decorar

Oi!! Como foi o final de semana de vocês? O meu foi bom e corrido como sempre... mas apesar de toda correria sempre arrumo um tempinho para o  meu artesanato que amo tanto que nem percebo o tempo passar...

Nesse fim de semana resolvi pegar um prancheta velha da minha filha e transforma-la usando tecido, simples assim... Estão prontos? Então vamos lá!!!

A prancheta era assim...



Apenas forrei com tecido a parte da frente da prancheta (atrás deixei do jeito que estava), e em toda a volta da prancheta fiz o acabamento com o nosso velho conhecido barbante rami. Mas além de decorativa queria que minha prancheta também continuasse funcional e é nessa parte que entra o rolo de papel (usei o rolo de papel alumínio que é mais firme que os outros) e a caixinha de barrinha de cereal (aquela caixinha pequenininha que normalmente vem com 4 barrinhas). 

O rolo cortei em dois pedaços, não quis cortar ao meio, quis tamanhos diferentes. A caixinha eu só cortei uma das laterais (calma que já já vocês irão entender). Tanto o rolo quanto a caixinha eu forrei com tecido, desta vez usei um tecido diferente do da prancheta, e para o acabamento, continuei com o barbante rami.

Para decorar (decorar ainda mais rss), usei tampinhas de vidro de conserva. O primeiro passo foi pinta-las com o primer e depois de secas, foi só escolher um guardanapo que combinasse para então aplica-lo usando a técnica da decoupage - apliquei a termolina leitosa e depois com muito cuidado colei o guardanapo, com a ajuda de um plástico e um paninho alisei o guardanapo retirando o maximo de pregas possíveis. Com o guardanapo já seco foi só retirar todo o excesso com a lixa. Depois de prontas foi só colar na prancheta.

Peguei também um papelão de 10 x 10cm e forrei com tecido, mais uma vez o tecido era diferente do da prancheta e diferente também do tecido dos rolinhos e da caixinha. Este quadradinho eu coloquei atrás do ganchinho (não sei se este é o termo correto, mas me refiro a parte que prende o papel) da prancheta.

Em lojas de tecido facilmente vocês encontram tecidos que trazem várias estampas diferentes em cada barra, deste jeito fica mais fácil na hora de combinar as estampas, além do custo ser bem menor que comprar vários tecidos diferentes, foi justamente este tipo de tecido que usei.

Vamos ver logo como ficou??


Espero que tenham gostado, mas não vou terminar por aqui... sempre sinto falta de apresentar alguma coisa para os meninos, mesmo sabendo que algumas coisas é só adaptar... enfim, mesmo assim quis fazer seguindo a mesma ideia que a da prancheta, só que desta vez eu não tinha outra prancheta para usar então utilizei um pedaço de eucatex (poderia ser também uma placa de mdf) que tinha aqui em casa. Lixei um pouco e passei uma demão de tinta areia, depois da tinta seca peguei um pedaço de esponja de cozinha e tinta azul, fiz batidinhas em toda a peça.

Também usei o rolinho e a caixinha, só que desta vez ao invés de forrar com tecido apenas pintei com tinta azul.

Para decorar, peguei um pedaço de tecido branco (resquícios de uma calça rss) e com ajuda do papel carbono passei para o tecido o desenho de um carro. Para pintar coloquei o tecido em cima de uma lixa para madeira e colori usando giz de cera (escolar). Contornei todo o desenho com uma caneta preta para tecido e depois de seco passei termolina leitosa, esperei secar e passei também no avesso do tecido. Depois de seco foi só recortar e colar na peça.

Coloquei dois parafusos, um de cada lado da peça. Peguei um pedaço de arame e enrolei em um cabo de pincel, depois dei uma leve esticada e enrolei nos parafusos que fixei na placa. Coloquei também uns ganchinhos que podem servir para pendurar chaveiros por exemplo.

Depois de tudo colado e seco foi só passar verniz acrilíco brilhante para proteger a peça, vale lembrar que também passei este mesmo veniz na prancheta da cozinha!

Me despeço com a última foto! Espero que gostem! Beijos e até a próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário