quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Antúrios com folhas de coqueiro secas

Ano passado, em um programa de tv, vi um artesão (infelizmente não me recordo do seu nome) que fazia sua arte com "aquilo que a natureza descarta". Nesse dia ele ensinou a fazer flores com folhas de coqueiro secas - foi amor a primeira vista!!!

Tenho um coqueiro aqui em casa - desses pequenos; foi só acabar o programa para eu correr até o quintal e ver se não havia nenhuma folha na eminência de cair, e tinha. A partir daí fiz minha primeira flor e qualquer folha que estava para cair eu pegava e assim fui juntando até terminar meu arranjo.

Fiquei encantada em perceber as curvas daquelas folhas e as possibilidades que traziam... As flores feitas por mim foram antúrios.

A folha é assim: 


O primeiro passo é limpar a haste retirando as folhas secas, e depois de limpa cortei na altura desejada.
Na base da folha  desenhei o formato da flor que escolhi - antúrio, cortei e dei uma leve lixada para retirar um pouco da aspereza.


Depois de cortada ficou assim:

Fiz um pequeno furo na parte inferior da flor e colei um pedaço da folha de coqueiro surgindo assim o pistilo.



A flor já está pronta, dá pra deixar ela assim bem natural ou colorir!! Vou mostrar como ficaram as minhas!!!

Começando pela natural!



Caso estejam pensando onde irão colocar essas flores, bem... não me venham com desculpas pois nessa foto aí em cima o vaso é de papelão micro-ondulado!

Agora vou mostrar as que eu passei betume, sendo que uma resolvi deixar bem colorida pintando de laranja.




Repararam como cada flor tem um movimento único?! Assim é a natureza, única! Espero que assim como eu, vocês possam também se animar e colocar a mão na massa!!!

6 comentários:

  1. hoje dia 23 de março fui dar um passeio com meus cães bem ali na praia do meio,em floripa achei uma folha de coqueiro ,trouxe para casa ,vou tentar fazer algum artesanato fiquei feliz,

    ResponderExcluir
  2. Admirei o seu trabalho. Uma idéia muito 10! Pois estou pensando em reaproveitar folhas secas para fazer flores e não sabia como. Mas agora é uma excelente idéia. Tenho um blog que são meus trabalhos: http://karinartesa.blogspot.com.br/ Parabéns, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz em saber que gostou! Com certeza darei um pulo no seu blog e quem sabe a gente não troca algumas ideias?!

      Excluir
  3. Tinha um desejo imenso de fazer algo com folhas secas de coqueiros,mas ao ver seus trabalhos me animei ,pois onde eu trabalho vejo muito desse material indo pra o lixo. Então passou pela minha cabeça pesquisar como poderia aproveitar esse material,até que vi seu trabalho e gostei muito.
    Maravilhoso,Deus continue lhe inspirando com muitas idéias novas .

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia. Será que existe um jeito de esticar a haste?queria fazer um arranjo mas gostaria que essas belas peças ficassem mais retas😁💋

    ResponderExcluir