segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Reforma de móveis com tecido

Semana passada cismei que iria terminar meu armário (iniciei ano passado, mas precisava de alguém para me ajudar a retirar as portas,  por falta de manifestação do pessoal aqui de casa acabei demorando um pouco mais de um ano para dar um jeito nele...). Na verdade minha vontade era simplesmente trocar, não sei se só eu que acho isso mas percebo que hoje em dia a qualidade de certas coisas não é mais a mesma... Então pensem em um móvel grande, antigo e de madeira... difícil aceitar trocar por qualquer compensado que a gente encontra por ai!

Então como no fim de semana passado resolvi dar um basta, acabei terminando a reforma com porta e tudo... Eu queria alguma coisa que escondesse a marca dos frisos retirados o ano passado (no começo da reforma), então escolhi usar o tecido para revestir as portas. Coincidência ou não alguns dias depois acabei achando uma matéria que fala justamente sobre a reciclagem de móveis antigos (http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI87150-16937,00-RECICLE+OS+MOVEIS+ANTIGOS+EM+VEZ+DE+DESCARTALOS.html), ela nem menciona o uso de tecido mas da outras ideias como pintura, adesivos...

Acho que já falei sobre isso, mas nem tudo sai do jeito que a gente quer, neste momento o segredo é não desistir ou perder a paciência. Tive vários contratempos mas acho que no fim deu tudo certo!



O começo é mais chato... Medir, cortar (dica importante! Deixem sempre uma sobra para não correr o risco de faltar). 

Depois de cortar todas as partes, apliquei uma camada de  cola branca (rótulo azul) com a ajuda de um  pincel, depois usei um rolinho para uniformizar bem e garantir que nenhum espaço ficou sem cola ou com excesso de cola. Não passei a cola em toda a porta, fui por partes para não correr o risco de secar a cola antes de aplicar todo o tecido.

No final, depois de tudo seco, com a ajuda de uma lixa retirei o excesso do tecido, e passei verniz fosco para proteger.




Ficou assim:


Ahh tá esqueci de mencionar que me empolguei tanto e acabei reformando também minha cômoda...

Outra coisa que acabei reformando no fim de semana foi meu armário do banheiro, esse armário tem mais ou menos uns 25 anos e continua firme e forte!


  Por último a escrivaninha da minha filha (essa eu fiz o ano passado) , que também já era bem antiga ganhou uma cara nova e ainda combina com o caixote do post anterior...


Sabem aquela sensação do fui eu que fiz? Nossa... é tão boa,  fora o prazer de tudo estar do jeito, da forma, das cores que você escolheu e que ninguém vai ter igual!

2 comentários:

  1. Oi Penha, nas fotos do guarda roupa ele está bem brilhoso, você envernizou ele antes? Você disse que estava sem os frisos, você os retirou na primeira reforma e depois envernizou?

    ResponderExcluir
  2. O resultado da sua reforma ficou ótimo!! Estou querendo reformar meu guarda roupa tb, ele é antigo, de compensado revestido com pinho rosa. Pensei em lixá-lo, pintá-lo de branco e estampá-lo com tecido... Ou lixá-lo e somente envernizá-lo com verniz sem brilho... quantas dúvidas, rsrsrs

    ResponderExcluir